Iniciámos a nossa visita ao Oceanário pela exposição temporária “Tartarugas marinhas. A viagem.” que explorámos apenas com a Paula e com a Sandra.
Ficámos de boca aberta ao ver tantos peixes, tartarugas e até estivemos sentados num sofá a observar um aquário que estava por cima de nós. E ficámos muito entusiasmados porque as tartarugas, as raias e os peixes passavam por cima das nossas cabeças. Foi uma experiência muito emocionante.
A nossa visita continuou já com a companhia de uma bióloga do Oceanário que nos explicou quem era o Vasco, a mascote do Oceanário de Lisboa. O Vasco é um menino curioso e simpático, é um super-herói defensor dos oceanos. O Vasco poupa, recicla e reutiliza a água, a energia e tudo o que no seu dia-a-dia identifica como sendo um recurso que o planeta oferece. O lema do Vasco é:
Vamos
Ajudar a
Salvar e a
Conservar os
Oceanos
A bióloga disse-nos que nós, com a ajuda dos nossos pais, também podemos ser super-heróis, se nonosso dia-a-dia fizermos pequenos gestos como:
– Secar a roupa ao sol em vez de na máquina de secar;
– Fechar bem as torneiras;
– Utilizar sacos de pano em vez de plástico quando se vai às compras;
– Reciclar papel, vidro, plástico, metal, pilhas e óleo alimentar;
– Consumir apenas pescado acima dos tamanhos mínimos legais;
– Desligar a televisão no botão;
– Utilizar lâmpadas de baixo consumo.
Tendo estas ecoatitudes poupamos dinheiro, energia, água e acima de tudo ajudamos a salvar o planeta.
A bióloga fez ainda um jogo em que nos ensinou nomes de animais marinhos que começavam com a primeira letra dos nossos nomes.
A seguir fomos para o atelier Histórias do fundo do mar onde ouvimos uma bela história: “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andersen. Esta foi o ponto de partida para conhecer as mais belas criaturas marinhas e vivenciar a amizade, a natureza e as virtudes do Homem.
Depois fomos procurar algumas personagens da história no Oceanário: o caranguejo, o polvo, o peixe-lua, a raia…
Foi uma visita muito enriquecedora e divertida.
Dia dos Avós
O dia 4 de fevereiro foi um dia muito especial, os nossos avós vieram à nossa escola. Contámos-lhes uma história de José Jorge Letria: “Avó, conta outra vez”, cantámos a canção “Quero brincar com os meus avós” e ainda vimos uma apresentação das fotografias dos Dias dos avós dos anos anteriores. Por fim houve um lanche convívio.