Começámos este mês com a vinda dos pais à sala porque toda a nossa escola esteve envolvida no projeto “Aprender experimentando”. Este projeto teve como objetivo principal desenvolver o trabalho de interação entre os alunos, impulsionar a experimentação e observação de fenómenos do quotidiano e incentivar a colaboração entre a escola/família partilhando ideias e sugestões.
Nesse propósito, fizemos várias atividades práticas/experiências em grupo e, os pais, assistiram às mesmas. Construímos uma bússola e fizemos as experiências das bolhinhas de naftalina saltitonas, o ovo na garrafa e a expansão do balão brincalhão. No último dia do projeto, alguns pais vieram experienciar à nossa sala. Adorámos as suas atividades e, através deste meio, aproveitamos para lhes agradecer. Todas as experiências foram muito interessantes e até divertidas.
No final do mês passado esteve no colégio a escritora Fernanda Botelho com as suas obras “Salada de Flores”, “Sementes à Solta” e “Hortas Aromáticas”. Os seus livros ajudam-nos a perceber quais são as plantas mais utilizadas para tratar outras plantas, o que são famílias de plantas, qual o papel das joaninhas, minhocas e abelhas e quais as flores mais indicadas para estes insetos tão importantes na sustentabilidade e biodiversidade da horta. Não podíamos deixar de comentar esta visita porque gostámos muito da autora e aprendemos mais sobre plantas aromáticas e medicinais.
Pela primeira vez ganhámos o primeiro lugar do projeto “ Vamos dar uma tampa à indiferença”. Pesámos todas as tampas no recreio da escola e conseguimos obter 193 Kg. Um obrigado grande aos nossos familiares que se envolveram seriamente no projeto. Sem eles, não teríamos atingido um peso tão elevado. Até direito a um diploma tivemos!
Para terminar as notícias, queremos apenas dizer que fizemos uns coelhinhos com amêndoas para levar à família. A todos desejamos uma boa Páscoa e até para o mês que vem.