Novamente preparados para mais um trimestre surge a primeira notícia deste ano que é sobre o Projeto “Educar para a Cidadania”que teve início este periodo e, sendo uma iniciativa do Banco Alimentar Contra a Fome, dirige-se principalmente a crianças e jovens. Anualmente o nosso colégio acolhe o projeto que, este ano, decorrerá durante seis sessões até 14 de fevereiro.
Através de atividades práticas e lúdicas (jogos e dinâmicas de grupo) conduzem-se as crianças ao objetivo deste projeto que é “plantar a semente da cidadania” que irá influenciar as gerações seguintes.
O jogo que a dinamizadora Rita Palma propôs na primeira semana foi o “Caça Talentos” que tem como objetivo descobrir o que há de melhor em cada um de nós e nos outros. Foi uma abordagem pela positiva nas relações pessoais e interpessoais dos alunos da turma.
A educação para a cidadania visa pois contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. Projetos como este são sempre uma mais-valia na formação das crianças.
Até para o próximo mês.