O Banco alimentar iniciou uma campanha de cariz ambiental e solidário, que propõe conseguir mais alimentos, através da recolha de papel/cartão usado no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”.
Esta iniciativa pretende envolver os alunos e a comunidade escolar na recolha do papel com objetivos de solidariedade social e ambiental (possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor) assim como incentivar o voluntariado nas escolas, fazendo com que os alunos se interroguem sobre o seu papel na sociedade.
Cada tonelada de papel recolhido equivale a 80€ em produtos alimentares básicos que ajudam muitas famílias.
Este projeto foi abraçado pela turma do 3.º ano e teve como dinamizador o Rafael Rostom que foi muito simpático e conseguiu sensibilizar todos para esta campanha chamada “Entrajuda”.
Os alunos envolveram-se bastante no trabalho de grupo, aprenderam a planificar as atividades de forma calendarizada e fizeram a avaliação final do projeto.
Para sensibilizar os colegas das outras turmas e os funcionários da escola, os alunos fizeram cartazes, falaram de sala em sala, recolheram diversos tipos de papel e pintaram caixotes de papelão para o acondicionar. Ao assumirem um papel solidário na defesa do ambiente e no apoio aos mais carenciados, estão a permitir alimentar quem mais necessita.
É bom ajudarmos quem mais precisa com pequenos atos.
Até para o próximo mês.