Olá a todos!
Neste mês de abril, celebramos os aniversários de Afonso Condeças, Alice Thompson, Cora Lopes, Isabel Pinheiro e Elisa Buttafuoco.
Muitos parabéns a todos!
Este mês vamos falar de Motricidade Fina.
Desde que nasce, a criança, começa logo por brincar com as suas mãozinhas, entrelaçando-as, fechando-as, abrindo-as, apertando o dedo da mãe ou do pai, enfim, movimentos que ao longo do seu desenvolvimento, se vão tornando cada vez mais precisos.
A partir dos 15 meses já são capazes de virar a página de um livro, agarrar objetos com firmeza e comer com uma colher, pois já adquiriram motricidade fina, apesar dos seus dedos pequeninos, ainda conservarem uma certa rigidez.
A partir deste momento, as crianças estão disponíveis para aperfeiçoarem esta sua nova habilidade motora, através dos seus “riscos e rabiscos”, utilizando lápis e canetas, cada vez com mais precisão.
Embora, tudo isto aconteça de forma gradual e na maior parte das vezes, sendo manifesto o interesse por parte das crianças, todos nós envolvidos no seu processo de desenvolvimento, podemos contribuir, facultando materiais do nosso dia-a-dia e pedindo a sua colaboração.
Assim, podemos incentivar a criança, a desabotoar e abotoar os seus botões, descalçar e calçar os seus sapatos, rabiscar utilizando lápis de diversas cores, rasgando e colando pequeninos pedaços de papel, dobrando os lençóis dos seus bonecos…
Deste modo, estaremos a contribuir de forma lúdica, para que a criança adquira o controlo da sua motricidade fina, conseguindo realizar tarefas tão minuciosas, como são a escrita, a pintura e outras.