Uns regressaram com saudades da escola, outros vieram abraçar uma nova experiência. Mas uma coisa é certa, o espaço era novo para todos e as novidades fizeram sucesso. O recreio grande, o trampolim, o campo de futebol e uma nova sala cheia de novidades – a nossa Sala Azul. Foi assim que se iniciou mais um ano letivo. Com sorrisos e para alguns com alguma apreensão.
Agora, apesar de por vezes o abraço ao pai, mãe ou avó, ainda seja prolongado à chegada ao Colégio, todos partilham com entusiasmo a sala, onde têm novos amigos.
A entrada no jardim de infância, apesar de grande parte das crianças já terem frequentado a valência creche, é um acontecimento importante na sua vida. Constitui o início de uma nova fase, com uma nova rotina, com novos amigos, com novas brincadeiras, que oferece aprendizagens diárias.
O jardim de infância assume um papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças. A par dos momentos mais formais, o recreio e a brincadeira livre deverão sempre existir. Deverão sempre ocorrer tempos que permitam à criança libertar energia. Esta brincadeira informal deverá ser separada de qualquer objetivo ou de qualquer regra, a criança deverá brincar pelo simples prazer de brincar.
Tal como o recreio, o jogo simbólico assume grande importância nestas faixas etárias. Assim, o educador deverá proporcionar experiências em que as crianças aprendam simultaneamente ao ato de brincar e interiorizem as diferentes aprendizagens que vão sendo proporcionadas.
O jardim de infância deverá ser um espaço onde a crianças aprendem a brincar!
Foi com muito movimento, que no dia 27 de setembro comemorámos o Dia Internacional do Desporto. Fizemos circuitos, bowling, saltámos à corda, tentámos encestar na tabela de basquete, fizemos estafetas jogámos o jogo dos arcos. Foi muito divertido e muito saudável. O desporto faz-nos crescer fortes e saudáveis.
No mês de setembro o Pedro Gueve fez 3 anos e cantámos os parabéns à auxiliar Vanessa. Muitos parabéns!
Beijinhos!