Olá Pais!
Durante o mês de janeiro dialogámos sobre o que estava a acontecer no tempo. Está mais frio, chove mais vezes, vestimos roupa mais quentinha, as árvores estão a ficar sem folhas e houve quem partilhasse experiências na neve. Pois é: chegou o inverno.
Para vivenciarmos o inverno na nossa sala, elaborámos umas nuvens carregadas de chuva para a nossa árvore das estações, conversámos sobre o que acontece durante o inverno, fizemos um cartaz com imagens, ouvimos histórias sobre esta estação e pintámos um floco de neve.
O interesse pelas estações do ano é característico dos mais pequenos, uma vez que está diretamente ligado ao que vivem e ao meio que os rodeia. Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem durante a sua interação com o meio envolvente. O conhecimento do mundo, nomeadamente, a aprendizagem das caraterísticas que definem cada estação do ano enraíza-se na curiosidade natural das crianças e no seu desejo de saber e perceber o porquê de existirem estas modificações no tempo. As crianças vão progressivamente percebendo que existe uma passagem do tempo e que existem modificações na natureza. Deve-se dar a oportunidade para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhecem e dever-se-à fomentar o seu interesse nas situações que lhes despertam interesse e curiosidade.
As crianças vão conhecendo o mundo à sua volta através das suas explorações e através das relações entre as pessoas e entre estas e o ambiente.
Este mês o Gonçalo Lopes Pires fez quatro anos. Mutos parabéns!
Sala Azul