Sala Azul

05/04/2020

Em março…

Quase uma nova vida nos assolou de repente. De um dia para o outro, os sorrisos trocados com os colegas e educadores tornaram-se digitais! De um dia para o outro, ficámos com a família em casa! De um dia para o outro, o sol no rosto que tanto gostamos quando passeamos, andamos de bicicleta, trotinete ou patins, tornou-se mais escasso! De um dia para o outro, na escola deixaram-se de ouvir os risos das crianças, as suas vozes a trautear palavras num tom mais alto e eufórico entre colegas! De um dia para o outro, tornou-se tudo diferente nas nossas vidas… O que parecia assemelhar-se a um fim de semana mais longo, transforma-se pouco a pouco em saudades. Saudades que vamos tentando colmatar com este bendito mundo digital!

Pede-se que pais, professores, alunos se reinventem nas suas formas de ensino e aprendizagens. É o que temos tentado fazer e a experiência tem sido maravilhosa, diferente é certo, para pais e professores, mas muito gratificante. A envolvência e prontidão dos pais nas mais variadas propostas tem sido imensa. O que interessa é a aprendizagem através da diversão. Já basta estarmos confinados à nossa casa. É certo que é nossa e que gostamos de lá estar, mas esta obrigação, este sentimento de questionamento de como será o amanhã, faz-nos ter vontade de voltar à nossa vida normal. De sentir o vento e ver o céu logo pela manhã.

Pais, aqui ficam alguns conselhos, algumas propostas para estes dias muito mais caseiros, mas é claro, o essencial é sentirem-se confortáveis, com um sentimento de dever cumprido e é claro, protegidos.

– Crie uma rotina, adaptada ao seu novo quotidiano. Se os pais estão teletrabalho terão que encontrar novas formas de organização, de modo a conciliar apoio/atenção aos filhos, profissão. tarefas domésticas;

– Tente dialogar com a criança sobre o covid 19, realçando os cuidados que se devem ter, mas sem alarmar a mesma;

– Incentive a criança a manter as aquisições já alcançadas, como a autonomia ao nível da higiene e da alimentação;

– Faça atividades divertidas, momentos recheados de riso e de amor são o melhor que podemos ter neste período;

– Mantenha o contato com educadores/professores. Através de plataformas múltiplas é possível todos se verem e conversarem. Educadores estão sempre ao vosso dispor;

– Visitem museus virtuais;

– Pratiquem exercício;

– Se algumas vez se sentir perdido, peça ajuda!

ESPERANÇA… Talvez seja a palavra que defina o que sentimos. Esperança, em que possamos passear por jardins, parques, beira mar, floresta, em segurança. Que esse sol nos possa aquecer sempre que nos apeteça. Que este tempo no nosso lar, em família seja recheado de boas experiências. Que seja rápido o regresso à nossa “escola normal”. Simplesmente ESPERANÇA…

 

No mês de março o Manuel fez 4 anos e cantámos os parabéns à nossa diretora Joana e à educadora Rita.  Muitos parabéns!

 

Notícias

Comments are closed.