Noticias da Creche

14/04/2020

Olá família!

Vamos falar da autonomia na creche… é um processo gradual, que se vai desenvolvendo à medida que as crianças realizam novas conquistas e adquirem condições que contribuem pouco a pouco para que se tornem independentes. Nós vamos deixando que tente resolver questões, situações e conflitos nos quais houve uma orientação prévia, para que possamos reforçar os conceitos educativos e valores morais ensinados anteriormente. Neste sentido, a escolha da criança não é autónoma, mas supervisionada por pais e educadores.

Incentivar a independência do seu filho é muito diferente de deixá-lo tomar decisões e fazer escolhas por conta própria.

As refeições são acompanhadas pelas educadoras e auxiliares de cada grupo. O momento da refeição faz parte do Projeto Pedagógico. Trabalhamos para que a criança perceba e tome consciência da função dos alimentos no organismo, dando assim maior valor às refeições. São estimuladas através de vários recursos, inseridos como experiências, tais como: conversas, canções…

Também faz parte dos nossos objetivos na alimentação que as crianças adquiram bons hábitos à mesa, utilizando adequadamente os talheres e tendo oportunidade de experimentarem novos e diferentes alimentos. As crianças são estimuladas desde bem cedo a comerem sozinhas, porém, sempre que necessário, as educadoras e auxiliares ajudam.

A retirada das fraldas gera sempre grandes dúvidas nos pais. Deve ser um momento tranquilo, considerado como parte da vida da criança e dos pais, e encarado sem angústias!

Deixar as fraldas não tem data marcada. Há crianças que o fazem muito cedo, quase sem qualquer tipo de treino e sem que os pais se apercebam, enquanto outras demoram mais tempo, precisam de alguns incentivos e um treino para que o consigam fazer.

 

Normalmente, entre os 12 e os 24 meses amadurecem os músculos dos esfíncteres, estando a criança fisiologicamente preparada para largar as fraldas. No entanto, só isso não é suficiente, sendo necessário preparar a criança. Os pais são fundamentais nesta fase de transição, devendo mostrar à criança a importância dos hábitos de higiene e como e para que serve a casa de banho.

Durante esse período deve-se respeitar o ritmo de cada criança e a sua individualidade, proporcionando condições para progressivamente ir largando as fraldas.

Saiba antecipar os “descuidos” e, quando eles acontecerem, reconforte a criança, dizendo-lhe que não há problema, e prepare-se para ter muita roupa para lavar, durante uns tempos!

Até à próxima notícia…

Notícias

Comments are closed.