O conhecimento do próprio corpo foi o tema que maior interesse despertou em todos os elementos da sala laranja, neste mês de outubro.
Conhecemos diferentes partes do corpo e as suas funções, fazendo com que cada criança conhecesse as suas próprias possibilidades corporais. Observámo-nos, realizámos diversas experiências sensoriais, dialogámos sobre a forma como crescemos. Daqui passámos para diversas experiências com os nossos órgãos dos sentidos: visão, tato, audição, olfato e gosto.
Desde os primeiros anos de vida, a criança inicia o processo pelo qual vai dando forma à sua identidade pessoal, aumentando gradualmente, através das suas atividades quotidianas, a sua segurança e a sua autonomia. Tudo isto assinalado num progressivo aumento do conhecimento e do controlo do seu próprio corpo.
A educação sensorial implica, o conhecimento dos órgãos dos sentidos e as suas funções, como também, e principalmente, o comprovar que, é através deles, que se torna possível conhecer-se e perceber o que nos rodeia, discriminando e distinguindo as propriedades básicas dos vários objetos.
É importante neste sentido, que se proporcione à criança uma variedade de experiências para que a mesma se conheça melhor a si mesma e o que a rodeia.
No mês de outubro o Diogo Sousa e o Gonçalo Rodrigo Pires fizeram 4 anos! Muitos parabéns!