O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Neste dia algumas famílias e amigos juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer e bebem jeropiga, água-pé ou vinho novo. Fazem-se também brincadeiras onde alguns se enfarruscam com as cinzas da fogueira e outros cantam.
A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que num dia frio e chuvoso, um soldado romano chamado Martinho de Tours (mais tarde conhecido como São Martinho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nu e nada tendo para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a espada e tapou-o com a outra metade. Nesse momento, parou de chover e o sol espreitou, derivando daí a expressão: “Verão de São Martinho”.
Este ano o dia de S. Martinho não pode ser celebrado como é tradição na nossa escola mas não foi esquecido. Os pais não puderam provar as castanhas quentinhas devido à situação pandémica mas, foi celebrado em todas as turmas. Na nossa sala cantaram-se canções alusivas à data, recordou-se a lenda de S. Martinho e fizeram-se trabalhos plásticos.
Até para o próximo mês.