Olá a todos e bem-vindos à nossa página das “Notícias”!
Neste mês vamos destacar, não só as atividades e materiais que temos vindo a explorar… mexer, remexer… e até provar, mas também dar destaque a uma outra fase importante do crescimento das “nossas” crianças, que traz alguns momentos de “irritabilidade” e … algumas noites mal dormidas… tanto a elas como aos pais!
Vamos começar pelo Dia de São Martinho e outros dias a seguir, em que experimentámos e vivenciámos diferentes estímulos! Observámos, mexemos, cheirámos, provámos, e “aprendemos” palavras novas… O nome de alguns frutos do outono: dióspiro, castanha e marmelo (este já transformado em doce)!
As reações das crianças foram várias: uns a querer provar, outros nem cheirar… uns porque já conhecem e gostam, querem logo comer, outros, simplesmente querem mexer e levar à boca… para provar. Outros até repetir, com casca ou sem ela…
Temos vindo a falar na importância das primeiras experiências, o “descobrir o mundo” que os rodeia, no contacto com os materiais… não esquecendo que é também durante esta faixa etária que adquirem a linguagem, aprendem a dar os primeiros passos… E por falar em primeiros passos, temos que dar os PARABÉNS, também à Clara e ao Guilherme, que tem feito grandes progressos, nesta aquisição tão importante.
Mas… nesta faixa etária, também aparecem então, “as noites mal dormidas…” e que podem ser os “sintomas inconfundíveis” e típicos da dentição! Ora os pais já passaram por isto com os primeiros dentes, mas… desta vez é o romper dos dentes caninos e molares, que podem provocar este “mau estar” na criança. Estes são os últimos a aparecer e a dentição de leite só fica completa, com os seus 20 dentes, por volta dos 20/30 meses.
Não desanimem…
Pois em alguns casos, os primeiros dentes fazem o seu percurso quase sem efeitos colaterais, enquanto noutros podem provocar algumas dores… e aí vamos todos estar em alerta para “minimizar” estes sintomas, que podem ser:
Mas… tudo isto são sinais também que os vossos filhos estão a CRESCER!
Beijinhos e até ao próximo mês, já com “cheirinho” a Natal!!!