Olá a todos, hoje vamos falar-vos da interação com os pares na sala dos 2 anos…
A brincadeira na infância é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. Mas, assim como qualquer outra descoberta, brincar em conjunto com os amigos também é uma aprendizagem.
Os pais ficam receosos que os filhos se zanguem com os pares, mas é importante ter em mente que, da mesma forma como uma criança aprende a brincar sozinha, ela também aprende a conviver e a brincar com outras crianças, faz parte do seu desenvolvimento.
É a brincar juntas que as crianças aprendem a ouvir e considerar pontos de vistas diferentes, a argumentar, a fazer-se entender, a concordar e descordar. Assim, pode-se dizer que a brincadeira é uma grande escola para a vida. A criança aprende a respeitar regras e, principalmente, a respeitar a diferença. A partir da brincadeira, uma criança entende a importância de respeitar a si mesma e ao outro.
É muito comum que os mais pequenos tenham dificuldade em dividir brinquedos, comida ou qualquer outra coisa que seja do seu interesse. Se conseguirem resolver os atritos entre eles, sem a intervenção do adulto, tornar-se-á cada vez mais fácil serem autónomos na resolução dos seus desentendimentos.
Trabalhar a comunicação e estimular as amizades na primeira infância faz com que a criança seja autoconfiante. Os amigos são uma companhia para brincar, explorar e para resolver conflitos. Além disso, permitir que o seu filho tenha contacto, desde cedo, com outras crianças vai dar-lhe oportunidade de criar grandes laços para vida toda.
Vamos brincar, partilhar, fazer amigos e deixar que as crianças sejam felizes, juntas!!!
Este mês o Alexandre está de PARABÉNS!!!
Até maio.