No mês de abril comemorámos a Páscoa. Esclarecer às crianças o que é a Páscoa, é só por si complicado. É muito importante que as crianças percebam por que motivo esta celebração existe. Foram várias as respostas que recebi com a pergunta: “O que é a Páscoa? Porque é dia de festa?….” A maioria dascrianças da Sala Laranja referiu: “São os ovos de chocolate”, “São coelhinhos”, “É a caça aos ovos”…. Mas também surgiram observações como: “É a ressurreição de Jesus, ele voltou a viver”, “Jesus morreu e depois nasceu outra vez, porque era bonzinho”.
O papel que temos enquanto escola é explicar da forma mais simples possível às crianças o que está por detrás desta celebração. Na sala contei simplesmente uma história, sem qualquer ilustração.
“Era uma vez um menino chamado Jesus, aquele menino que nasceu no Natal, lembram‑se?
Quando Jesus cresceu era um Homem muito bom, mas existiam pessoas más que que não gostavam dele e então pregaram-no numa cruz. Como Jesus era um Homem muito, muito bom e só queria o bem das pessoas, três dias depois ressuscitou (voltou a viver) e foi a única pessoa no Mundo que foi capaz de o fazer.”
Foi assim que se conseguiu passar uma mensagem de bondade.
Explicando também que como é dia de festa comemos chocolate (Coelhos e ovos de chocolate que representam o começo da vida). Explicando que é Páscoa quando depois de uma zanga se consegue abraçar e desculpar. É Páscoa quando se ajuda os amigos e quando deixamos que eles nos ajudem. É colaborar, valorizar, refletir, proteger, pensar sobre o que fazemos, apreciar a natureza, partilhar descobertas, fazer corações para aqueles que gostamos. E descobrimos que … a Páscoa deverá e poderá estar presente em todos os nossos dias.
Neste mês de abril o nosso amiguinho Afonso fez 5 anos. PARABÉNS!!!