As histórias nos mais pequeninos…
A creche é um dos primeiros lugares onde as histórias são apresentadas às crianças. Este tipo de atividade incentiva-as a estimularem a imaginação, o vocabulário, a vivenciar novas experiências contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
O contacto regular com as histórias permite às crianças, por volta dos dois ou três anos de idade, acumular uma lembrança em que reconhece e se projeta nas características de determinadas personagens.
Desta maneira, ao escolher um determinado livro, devemos dar preferência àqueles onde se encontram elementos visivelmente ligados ao universo infantil: brinquedos, animais, objetos lúdicos têm grande eficácia no processo de identificação e interesse das histórias. Também é importante as ilustrações, grandes e coloridas.
Além de ter em conta essas características do livro, o “contador de histórias” também tem importante papel para que a concentração e a escuta atenta das crianças sejam privilegiadas. Um dos grandes frutos dessa nova experiência pode ser comprovado no momento em que as crianças começam a preferir que certas histórias sejam contadas mais de uma vez.
Desta maneira, podemos ver e aceitar a importância das histórias desde a mais tenra idade. Podemos contribuir para que o desenvolvimento intelectual das crianças estabeleça relações com gestos, emoções, imagens e tons de fala adquiridos nas histórias.
Vamos ouvir histórias, falar sobre as imagens, fazer perguntas… despertar interesse nas nossas crianças.
Este mês o Afonso, o Matias, a Carminho, a Sofia, a Mackenzie e a nossa diretora Isabel estão de PARABÉNS!!!
Até à próxima notícia…