O Dia de Aulas ao Ar Livre foi no dia 20 de maio e mais uma vez o nosso colégio abraçou esta iniciativa!
Depois de um longo período de confinamento, continua a ser importante defender o direito das crianças a brincar e aprender também ao ar livre.
A aprendizagem ao ar livre motiva as crianças e fomenta uma maior ligação com a natureza. As disciplinas lecionadas ao ar livre, quer sejam de matemática, estudo do meio, português e até expressões artísticas ficam na memória e permanecem de forma significativa, pois contactar com o exterior fomenta a sua criatividade, a imaginação e pode simplesmente ser mais divertido.
Este ano fomos surpreendidos pela presença de 4 pombos-correios, não estávamos nada à espera!
Aprendemos as várias características das aves e também ficámos a saber o que é a columbofilia.
A columbofilia é um desporto que se pratica no pombal de cada columbófilo ou em aldeias columbófilas, esta atividade consiste em criar e preparar pombos-correios para se tornarem verdadeiros atletas e entrarem em competições desportivas, percorrendo longas distâncias de regresso ao seu pombal. Os pombos-correios só conhecem uma direção: o caminho de volta para casa. E se, a estas aves é dada a hipótese de serem livres, é curioso como preferem voltar à sua morada. A ciência tem várias hipóteses e ainda nenhuma certeza no que se refere ao instinto destas aves regressarem ao seu pombal, assim como o seu inato sentido de orientação.
Após ouvirmos as explicações das professoras, escrevemos mensagens que foram colocadas nas anilhas dos pombos e de seguida foram soltos.
De olhos curiosos a vê-los voar, ficou a questão?
– E agora? Será que as nossas mensagens chegarão ao destino?
A surpresa não tinha terminado… assistimos em direto à chegada dos pombos e os columbófilos Louro & Louro falaram connosco, enquanto retiravam das anilhas as nossas mensagens!!!
Aprendemos muito nesta AULA ao AR LIVRE!