A Arte e as Crianças…
Este mês realizámos uma pintura “mágica”, uma pintura onde utilizámos um tabuleiro, uma folha branca, tinta e berlindes. Esta pintura surgiu na sequência da Rita mostrar uma obra do seu pintor preferido: Jackson Pollock, intitulada “Ritmos de outono”. A pintura que foi dada a observar às crianças faz lembrar traços da época outonal que se vive: “parecem traços que vão com o vento”, “são folhas a voar”, “parece que está assim…soprado”, “parecem folhas do outono na árvore a dançar”, “são caminhos com várias estradas”, “tronco de árvores”, “não se percebe bem, mas é giro”… estas foram algumas observações que as crianças fizeram.
Os meninos ficaram a perceber como eram realizadas as obras deste artista:
– Pinturas abstratas, rítmicas e indisciplinadas (“algo que não se percebe bem o que é, mas que neste caso fica muito bonito, porque parece que dança”);
– Lembra um vulcão;
– Espalhava pingos de tinta nas telas, de modo aleatório;
– Pintava em diversas telas colocadas no chão, aplicando a técnica chamada de “gotejamento” (deixava cair gotas na tela);
– Usava pincéis endurecidos, seringas e até mesmo latas de tinta furadas das quais escorriam as tintas aplicadas diretamente nas telas.
É função do educador promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e também apreciação artística, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão das crianças. É importante permitir que as crianças se adaptem e reconfigurem a cultura, de forma permanente, para que possam desenvolver as suas próprias caraterísticas e potencialidades, ao ampliarem os conhecimentos e interpretações das suas experiências com a arte.
A pintura com berlinde procurou estimular a linguagem plástica e corporal das crianças, através de exercícios que envolvessem a coordenação motora de forma a fazer rolar os berlindes no tabuleiro. A criatividade dos movimentos realizados com os berlindes proporcionou novas sensações através de experiências plásticas.
Ficou combinado que voltaríamos a este tema e a pintar com a técnica do “gotejamento”.
Veremos se estas obras de arte serão bem aceites pela opinião dos críticos da arte😉, talvez de futuro teremos que criar uma galeria para expor as mesmas.