O sono…

17/11/2021

Embora o sono seja um processo determinado e regulado biologicamente, envolve também uma componente comportamental modulada por características da criança e pelo ambiente.

Desta forma, as rotinas, interações e ambiente que rodeiam o sono têm um papel fundamental para a qualidade do sono da criança.

Devemos promover rotinas de deitar consistentes e a promoção da autonomia da criança para adormecer. Manter a criança mais tempo acordada durante o dia não fará que durma melhor à noite. À noite, o ambiente deve ser calmo e favorável ao sono, mantendo apenas uma luz de presença e reduzindo os ruídos. Os pais devem também reduzir o nível de interação com a criança, para que comece a perceber que é hora de dormir e não de brincar ou conversar. Estabeleçam uma hora de deitar consistente, estejam atentos aos sinais de sono da criança e ponham em prática a rotina de deitar (conjunto de atividades pela mesma ordem e sensivelmente à mesma hora todas as noites, incluindo cuidados de higiene e atividades de prazer calmas, como contar uma história ou cantar uma canção de embalar).

Muitas crianças beneficiam da utilização de um objeto de conforto, como uma fralda de pano ou um boneco.

Os pais devem reduzir a resposta às solicitações de atenção da criança, não indo imediatamente junto dela quando protesta ou chama e ficando pouco tempo, ou podem reduzir gradualmente o contacto físico e a proximidade da criança até que a sua presença já não seja necessária para que a criança seja capaz de adormecer.

 

 

Notícias

Comments are closed.