No dia 5 de novembro o colégio aderiu ao exercício nacional “A Terra Treme”. Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo. Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os alunos executaram os 3 gestos que nos ajudam a salvar: baixar, proteger e aguardar.
Na sala de aula, relembramos também os procedimentos que devemos adotar antes, durante e depois de um sismo e como nos organizarmos, em casa, com a família. Também pesquisámos sobre vulcões e até comentámos o vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola La Palma. Em pequenos grupos elaborámos trabalhos sobre os locais onde existem mais vulcões e fizemos atividades sobre as partes que constituem os vulcões através de caça-palavras, textos com lacunas e até executámos um puzzle.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Devemos então preparar-nos para enfrentar uma situação deste tipo e saber como recuperar dela rapidamente.