As birras

09/12/2021

Olá a todos, hoje vou falar-vos de um dos temas que os pais mais têm partilhado comigo, que vos preocupa um pouco e que muitas vezes não há estratégias que se apliquem com eficácia …

O bom senso e um entendimento sobre a educação dos filhos é fundamental para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças. É importante que quem cuida e educa a criança, pais, avós e outras pessoas… conversem sobre as regras que consideram importantes para a criança de forma que todos atuem da mesma forma para com ela.

As birras são uma expressão de uma multiplicidade de sentimentos, caracterizadas por uma grande variedade de comportamentos, como o choro, gritos, grande agitação motora, bater com o pé, atirar objetos ou rebolar-se no chão e são sempre a manifestação de um episódio emocional.

Muitas birras acontecem em locais públicos. Esta pode ser uma fase difícil para os pais, mas é muito importante ser firme com a criança. Algumas dicas para ajudar a acalmar a criança: desviar a atenção para uma outra coisa que esteja a acontecer em simultâneo; levá-la para um outro espaço, que não aquele onde está a fazer a birra; falar baixinho e explicar porque a sua vontade não pode prevalecer; abraçá-la; o sentido de humor e a paciência podem ser a chave para algumas birras. É também muito importante conversar com a criança sobre o assunto que a levou à birra, assim que esta esteja mais calma. Devemos ter em conta se comeu ou tem fome, se dormiu, o cansaço é uma das grandes causas das birras.

Nem sempre é fácil o adulto também se controlar, muitas vezes perdemos a paciência, porque são birras a mais, porque são diariamente, porque estamos cansados, porque também nós podemos dormir mal, por uma série de fatores… Nunca podemos esquecer que o adulto somo nós… tem de ser o adulto a controlar e acalmar a criança.

Não esquecer que a excessiva atenção alimenta a birra, pelo que uma estratégia possível pode ser não dar muita atenção à criança durante o período em que apresenta o comportamento desapropriado. Os adultos devem, no entanto, permanecer atentos.

Aconselho dois livros, se tiverem oportunidade de ler. Vão ajudar a perceber melhor algumas atitudes e ajudar a ter mais calma na hora de maior frustração das crianças.

A Família da Sofia Oliveira e do Alexandre Tavares estão de PARABÉNS pela chegada da Clara e do Frederico!!!

 

 

Notícias

Comments are closed.