Olá a todos!
A importância da aprendizagem de uma nova língua na Educação Pré-Escolar
Há já alguns anos que a aprendizagem de línguas estrangeiras em idades de Pré-Escolar fazem parte das recomendações do Conselho Europeu para o desenvolvimento das competências linguísticas. A mais frequente é a língua inglesa, aqui no nosso país é obrigatória no primeiro ciclo.
Quanto mais novas são as crianças, mais fácil se torna alterar os seus comportamentos e atitudes. A introdução de uma língua estrangeira em idade precoce desenvolve atitudes positivas em relação aos outros. As crianças que aprendem mais do que uma língua revelam maior tolerância, respeito e aceitação por tudo o que é diferente. Esta é uma das razões mais importantes pelas quais se deve iniciar a aprendizagem de uma língua estrangeira mais cedo.
Quanto mais novos, mais fáceis de motivar e menos inseguras são as crianças. Normalmente, revelam-se confiantes ao experimentarem algo novo, e essa sua predisposição natural para “tentar” sem medo de errar é especialmente útil no desenvolvimento da Competência Oral
As crianças aprendem uma língua focando-se no significado das palavras. Muitas vezes até se baralham quando perguntamos uma cor, ou um outro nome e dizem em inglês em vez de dizerem em português. Aqui na sala azul aprendemos através de lengalengas, canções, jogos, atividades de movimento. Esta abordagem comunicativa é lúdica e adequada à idade, permitindo o desenvolvimento da Competência Comunicativa através da associação entre a língua e a ludicidade, o que é perfeitamente enquadrável ao nível de desenvolvimento em que as crianças deste grupo se encontram.
Na sala azul aprender inglês,
É um gosto para todos,
Sempre muito motivados,
Com curiosidade e animados!!!
Até breve!!!