Nas aulas de matemática andamos a estudar as frações que são números que podem ser utilizados em diversas situações do quotidiano. As frações são utilizadas para representar partes de um número inteiro. Elas são compostas por um numerador, que é a representação da parte e, por um denominador, que é a representação do todo.
Ficamos a saber mais um pouco sobre a origem da fração matemática que foi inventada no Egito. Desde a Antiguidade que as águas do rio Nilo fertilizam os campos, beneficiando a agricultura. Foi nas terras férteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilização egípcia. Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado.
Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo faraó chamado Sesóstris, repartiu essas preciosas terras pelos agricultores privilegiados. Todos os anos, durante o mês de junho, o nível das águas do Nilo começava a subir e inundava os terrenos até setembro. Para medir estas terras os egípcios usavam uma corda com uma unidade de medida. Porém era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por isso chamavam-se estiradores de corda. Como nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno foi preciso resolver esse problema e criou-se um novo número: o número fracionário.
No nosso dia a dia verificamos que são várias as utilizações das frações: ao comermos um pedaço de uma pizza, ao olharmos para a lista de ingredientes para confecionarmos uma receita culinária, ao prepararmos um sumo de fruta natural, ao observarmos a quantidade de combustível que marca o painel do marcador do carro do pai ou da mãe, ao representarmos o sistema monetário, etc.
As frações são um conceito matemático algumas vezes difícil de ensinar às crianças, portanto, é importante trabalhá-lo de uma forma lúdica de forma a ampliar o conhecimento. Foi o que fizemos na sala de aula com jogos e pizzas que depois, quase todos, saborearam com prazer.