Olá a todos!
A primavera é a altura ideal para despertar os cinco sentidos das crianças quando contactam com a natureza.
As flores abrem, as folhas rebentam, os pássaros constroem os ninhos e as nossas ruas tornam-se mais coloridas. A nova estação é o momento perfeito para desenvolver os sentidos.
Na sala laranja, com a chegada desta estação, foram diversas as atividades que realizámos alusivas à mesma. Semeámos cenouras, sinalizámos o Dia Mundial da Árvore, dialogámos sobre as características da estação. Utilizámos a visão para observar as cores da natureza, o tato para tocar as diferentes texturas do ambiente, a audição para estarmos atentos ao som do vento e dos pássaros, o olfato para sentir o aroma leve das flores.
As cores e os aromas que se fazem sentir nesta época despertam muito a curiosidade das crianças por tudo o que se encontra no seu meio evolvente. É importante lembrar que as crianças que têm contacto com a natureza desenvolvem habilidades associadas à observação do mundo. Desta forma, sentem-se mais ligadas à natureza e, consecutivamente, com o outro.
Além de se observar tudo o que surge com a chegada da primavera, o clima começa a ficar mais quentinho e torna as brincadeiras ao ar livre mais agradáveis. As crianças tornam-se mais ativas, comunicativas, afetivas e constroem as suas relações sociais com o espaço.
Cabe ao educador proporcionar oportunidades à criança para brincar e contactar com elementos da natureza de forma que esta tenha um desenvolvimento global e se sinta livre na exploração com os seus cinco sentidos.
Até breve!