Sala Verde

02/05/2022

A importância dos livros de histórias na infância…

Na sala verde têm sido muitos os trabalhos que têm chegado desde o início do ano letivo no âmbito do nosso projeto “Vai vem”. A criança leva para a sua casa um livro de um colega e posteriormente a ouvir a história, realiza um trabalho que a ilustra e que é desenvolvido em família. No colégio apresenta-o aos seus pares.

Este projeto tem como principal objetivo promover a leitura no jardim de infância e o seu prolongamento na família, promovendo o desenvolvimento de vínculos afetivos seguros e positivos entre pais, filhos e outros familiares. Promove igualmente o desenvolvimento da autoestima tanto das crianças como dos seus pais e dos seus cuidadores. Cria predisposições positivas para a aprendizagem, promovendo deste modo o aumento de literacia.

Sensibilizar os encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança e despertar o gosto pela leitura, desenvolvendo a responsibilização em cuidar dos livros e enriquecendo o vocabulário da criança são as mais valias deste projeto.

Segundo Mata (2008), “É indiscutível e de largo consenso a importância da prática de leitura de histórias, enquanto atividade regular, agradável e que proporciona interações e partilha de ideias, conceções e vivências”.

A leitura de histórias é uma realidade do quotidiano no jardim de infância, que contribuirá para o desenvolvimento da linguagem e enriquecimento vocabulário.

Apesar da criança ainda não saber ler, esta desenvolve comportamentos e atitudes características de um leitor, baseada na observação daquele que vê como referência.

Quando as crianças ouvem histórias, experimentam a relação entre escrita e leitura. Quando criam uma rima sem sentido, inventam uma história estão a aprender que podem produzir elas próprias histórias, e relacionar palavras de uma forma compreensível.

A leitura de histórias é uma atividade muito rica e completa, dado que possibilita a integração de diferentes formas de abordagem à linguagem escrita e à leitura, de uma forma específica.

É de extrema importância que as crianças contatem com a literatura para a infância desde cedo de modo a proporcionar-lhes maior sucesso nas suas aprendizagens futuras. No entanto, a vertente lúdica deverá estar sempre presente no contato precoce com o livro e com a leitura.

“As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas ou inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens […] suscitam o desejo de aprender a ler” (ME, 1997, p. 70)

 

Em abril o Afonso comemorou o seu sexto aniversário. Muitos Parabéns!

Notícias

Comments are closed.