A pintura na educação de infância…
Fröbel, pedagogo alemão, fundador do primeiro jardim de infância, acreditava que as crianças deveriam envolver-se na criação da sua própria arte e na satisfação da visualização da arte de outras pessoas.
As atividades artísticas eram importantes, não só porque permitiam aos professores que reconhecessem crianças com habilidades raras, mas sim porque proporcionavam um desenvolvimento global da criança.
Atualmente, são muitos os professores que se interessam por este desenvolvimento a partir da arte.
As atividades artísticas permitem que as crianças desenvolvam habilidades que podem ser aplicadas em várias outras áreas curriculares, além de desenvolverem o à vontade de expressarem os seus pensamentos e sentimentos através da arte.
É verdade que “arte” compreende um conjunto muito amplo de atividades. Vamos aqui falar especificamente sobre pintura.
Na sala verde temos realizado ao longo do mês pinturas utilizando diversas técnicas: com lápis, caneta, tinta, com aguarela, pintura em azulejo (no âmbito da visita ao Museu do Azulejo), pintura com giz, pintura com borracha!!!
São sempre recebidas com muito entusiasmo as propostas de pintura.
Este entusiasmo surge através do controlo que as crianças têm ao utilizar materiais e poderem ter a autonomia nas decisões que fazem nas suas criações. Escolher o que vão fazer e quais os materiais que usarão pode ser a primeira oportunidade que as crianças têm de fazer escolhas e decisões independentes. Aumenta-lhes a autoestima ao dar-lhes a oportunidade de expressarem o que estão a pensar e a sentir.
O desenvolvimento cognitivo surge quando as crianças pensam no que irão desenhar, na forma como ocuparão o espaço que têm para criar as suas obras de arte e também em ouvir a opinião dos colegas e dos adultos que a rodeiam.
Desenvolvem também os movimentos amplos e finos ao manusearem cada tipo de material para desenhar/pintar.
Ao percebermos qual a importância da pintura na educação de infância, fica evidente como esta é uma atividade enriquecedora e que deve ser colocada em prática o mais possível pelas crianças.
Vamos ser pintores?