Os alunos do 3.º ano, no Dia da Criança comentaram os direitos das crianças e falaram sobre a necessidade de haver amor e compreensão para serem felizes.
A felicidade é algo que se constrói, por isso, é importante ensinar às crianças o valor da felicidade e a importância das pequenas coisas na construção da mesma. Saber relacionarmo-nos com os outros com respeito, igualdade e afeto, aceitar as diferenças e saber perdoar são mecanismos que nos ajudam a viver mais em paz.
Sabemos que existem outros sentimentos como a tristeza, o medo, a alegria, a frustração…. É extremamente importante ajudar as crianças a transmitir o que sentem e a lidar com as emoções. Só desta forma elas podem crescer conscientes de si mesmas e transformar-se em adultos bem desenvolvidos emocionalmente. Dessa forma, serão capazes de lidar e resolver melhor determinadas situações.
Os alunos do 3.º ano leram a história “Onde está a felicidade?” de Álvaro de Magalhães e definiram Felicidade em breves palavras:
– Felicidade é ser criança.
-É ter uma família que a proteja.
-É ter uma casa.
-É ter brinquedos.
-É ser apoiado pelos pais.
-É ter mais privilégios/vantagens que os irmãos mais velhos.
-É não ser ignorado pelos outros.
-É ter um país, não ser refugiado.
-É ver a família feliz.
-É ter saúde.
Por fim, os alunos concordaram com o autor quanto ao conceito de felicidade que ninguém sabe onde está e onde se pode encontrar, até pode não estar em nenhum lugar, simplesmente pode acontecer quando menos esperamos. Contudo, uma coisa sabemos- precisamos sempre uns dos outros para a podermos alcançar.