Escrevo-vos antes de mais, enquanto pai de duas crianças.
Por estes dias começa mais um ano letivo. Volta o stress matinal, a pressa para chegar a horas (à escola e ao trabalho), o coração apertado quando os deixamos na sala.
Sei como estão preocupados e ansiosos. Com receio de não estarem à altura das necessidades dos vossos filhos, de não terem tanto tempo disponível para eles como gostariam. De não chegarem a tudo, de não darem conta do recado, de perderem a calma mais vezes do que deveriam. De não serem um bom exemplo.
Relaxem. Lembrem-se que não são perfeitos. Nem têm de o ser. Sejam flexíveis. Convosco e com as crianças. Fixem expectativas realistas, tentem organizar o melhor possível o dia a dia sabendo que nem tudo será perfeito.
Não se deixem influenciar pelas redes sociais ou pelo que os outros dizem. Sigam o vosso instinto. E o vosso coração. Lembrem-se que fazem certamente o vosso melhor.
Sejam um porto de abrigo. O mais importante nesta fase é passar-lhes segurança, tranquilidade e amor incondicional. Mostrar-lhes que estamos lá para eles (mesmo que seja pouco o tempo disponível) e apoiá-los. Sempre…
…Cada criança tem o seu ritmo. Evite comparações. Não há crianças melhores nem piores. Há crianças. E cada uma é única.
Haverá dias mais difíceis, onde a paciência vai faltar (a deles e a sua). Mas esses dias serão também oportunidades. Para refletir e para fazer diferente no dia seguinte. Há sempre luz ao fundo do túnel!
Mais importante do que as aprendizagens, são os afetos. Que estes nunca fiquem à porta, nem de casa nem da escola.
Estamos todos juntos, no mesmo barco. Que sejamos capazes de nos ver nos outros um aliado em vez de um inimigo. Chegou o momento de nos unirmos em vez de nos separarmos.
Um abraço e bom ano letivo
Nuno Pinto Martins
#educarpelapositiva