Os livros são importantes desde os primeiros anos de vida, para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. É deste modo que se tornam fundamentais as práticas de promoção da leitura desde a creche. Quando a família complementa estas práticas os benefícios para a criança serão ainda maiores.
Contudo, não nos podemos esquecer de que estamos perante leitores que ainda não o são no verdadeiro sentido da palavra. As histórias são principalmente ouvidas, em contexto familiar e pedagógico, e o ato de contar e ouvir histórias deverá estar rodeado de afeto.
Sendo a formação de leitores determinada, essencialmente pelas primeiras experiências associadas aos livros, a vertente lúdica deve estar sempre presente no contato precoce com o livro e com a leitura. Para a criança, o livro começa por ser um brinquedo, brinquedo este que permite diferentes explorações e imensas descobertas. Podemos afirmar que é esta vertente lúdica que garante a futura ligação afetiva aos livros e ao ato de ler, tendo em conta que antes de saber ler a criança teve anteriormente uma sucessão de experiências que determinarão, a sua postura em relação aos livros.
Apesar de não lerem, as crianças podem aprender muito desde que tenham alguém que leia para elas, pois, segundo Post & Hohmann, (2011) “as crianças mais novas ouvem e compreendem a linguagem muito antes de serem capazes de a
produzir sob a forma gramatical padronizada. Entretanto vão juntando sons, gestos e
palavras de uma forma que, para elas, faz todo o sentido”.
Na nossa sala desenvolvemos um projeto denominado “Ler em Família – Leitura Vai Vem”, em que são, fundamentais as práticas de promoção da leitura desde a creche, complementando, preferencialmente, a ação com a família, como antes referido.
Este projeto consiste na partilha de livros entre crianças/famílias da sala. Os livros circulam entre a escola e casa e podem envolver toda a família.
Para pôr em prática este projeto as crianças precisam da ajuda dos pais, manos ou outros familiares. Os primeiros trabalhos chegaram à nossa sala e que bonitos e interessantes ficaram, despertaram a atenção de todos.
Enquanto educadores temos como objetivos principais, promover o gosto pelos livros e o seu prolongamento na família, promover o desenvolvimento de vínculos afetivos seguros e positivos entre pais e filhos, promover o desenvolvimento da autoestima nas crianças, despertar o gosto pelos livros, desenvolver o conceito de responsabilidade (cuidar dos livros), adquirir novo vocabulário.
Fazem parte do nosso dia a dia, ouvir contar histórias, utilizando diversas formas de apresentação do livro, colocar livros ao alcance das crianças para que estas os explorem livremente, contar histórias utilizando outros adereços.
Faremos de tudo para que existam excelentes “leitores” na Sala da Aquisição da Marcha!