O Dia do Pai é tradicionalmente comemorado em Portugal. Tal como o próprio nome sugere, este é o dia em que se homenageia essa figura tão importante nas nossas famílias: o Pai. Sabemos que o Dia do Pai é comemorado no dia 19 de março e é bastante comum que as famílias se reúnam para celebrar a ocasião, seja com um convívio, seja com uma refeição especial.
As origens do Dia do Pai estão ligadas à Igreja Católica. O mesmo sucede noutros países católicos. Celebramos, pois, o Dia do Pai a 19 de março, em homenagem a São José, marido de Maria, considerado um modelo de pai e protetor da família. Portanto, nestes países, neste dia os filhos oferecem presentes e postais, muitas vezes feitos por si, como forma de reconhecer o carinho e dedicação que lhes dão os pais.
Foi assim que assinalámos este dia no nosso colégio. Ouvimos histórias, lengalengas e canções sobre a figura paterna. Fizemos pinturas com pincel, com os dedos e imprimimos a nossa mão com tinta, para elaborarmos um miminho para os pais da nossa sala.
Comemorar a data é uma forma de valorizar a presença da figura paterna nas nossas vidas. É um reconhecimento pela contribuição efetiva que os seus exemplos representam. Valorizar o pai também é uma forma de ensinar aos próprios filhos valores familiares de grande importância. Estreita vínculos, valoriza a gratidão, demonstra amor.
Esperamos que todos tenham tido um ótimo Dia do Pai, recheado de surpresas e de demonstrações de afeto.
No mês de fevereiro e no início do mês de março, o Diego e o Duarte fizeram dois anos, respetivamente. Muitos parabéns!