Desta vez, na nossa notícia, vamos falar-vos da importância do contacto com a natureza.
Vem o calor e a vontade de passear,
Muitas atividades no exterior iremos fazer,
A brincar tudo iremos preservar!
O contacto com a natureza não tem contraindicações e recomenda-se, pois, reforça a imunidade, melhora a memória, a qualidade do sono, a capacidade de aprendizagem, a sociabilidade e as capacidades físicas, contribuindo significativamente para o bem-estar absoluto das crianças.
As crianças que crescem em contacto com o ambiente natural, podem construir uma base de experiências concretas, diretas e reais baseadas em valores como a simplicidade, o respeito pela vida e a resiliência, fundamentais no seu desenvolvimento como ser humano.
Já diziam Herrington e Pickett “o ser humano aprende a avaliar e a correr riscos, a cair e a levantar-se, a magoar-se e persistir desde cedo na interação com o ambiente. Garantir à criança o brincar ao ar livre é proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, geri-los e aprender com eles. E, dessa forma, a criança chegará à vida adulta mais confiante e resiliente, capaz de lidar com as adversidades da vida”.
Nos próximos meses o tempo convidará a sair à volta da nossa comunidade escolar, sempre que houver oportunidade, iremos fazê-lo.
Até à próxima notícia, onde muito mais há para partilhar…