Fomos visitar o Museu do Ar foi muito interessante e enriquecedor. Gostámos muito de entrar dentro dos aviões.
As visitas de estudo são uma ótima ferramenta pedagógica, para educadores e alunos. São um complemento importante ao currículo escolar. Em muitos casos, permitem a assimilação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula.
Ao longo do ano letivo, é importante existirem outros espaços para estimular as aprendizagens. As visitas de estudo são um contexto de educação não formal que permite fugir à rotina diária da sala de aula. Além disso, são uma forma de as crianças conhecerem novas realidades e perspetivas, de modo a consolidarem conhecimentos.
Por outro lado, as visitas de estudo são para os alunos um estímulo e uma motivação. A predisposição para conhecer aumenta num ambiente que assenta em atividades mais lúdicas.
A ideia de que as visitas de estudo significam passear é uma noção completamente errada. Estas atividades organizadas pelas instituições educativas têm, normalmente, subjacente um fundamento pedagógico. Por mais lúdicas que sejam, há sempre uma intenção ou um objetivo educativo por trás.
Muitas vezes, as visitas de estudo permitem ao aluno conhecer lugares e realidades que de outro modo seria difícil explorar.
Muitas são as visitas de estudo que despertam na criança interesse em algumas áreas ou temáticas. A idade escolar é um período na qual se deve garantir o máximo de experiências positivas às crianças, no sentido de este descobrir o mundo e a si próprio. Por vezes, é nestes momentos que os mais pequenos descobrem novas realidades que os cativam e que podem ser orientadoras em relação ao futuro.
Uma boa parte das visitas de estudo está relacionada com o desenvolvimento cultural. É muito importante desenvolver este interesse desde cedo nas crianças. As idas ao teatro, museus ou concertos são hábitos muito saudáveis para o crescimento intelectual e cognitivo dos mais pequenos. Por outro lado, permitem alargar o conhecimento do património cultural.
Os contextos educativos não formais, quando bem orientados, são excelentes espaços de aquisição e assimilação de conhecimentos. A predisposição da criança para aprender aumenta, pois tal é feito de uma forma mais lúdica e menos formal. Este é um dos aspetos que estimula o aluno a estar aberto a descobrir a realidade que o rodeia.
As visitas de estudo permitem dar ao ensino uma vertente prática e concreta da realidade e dos conteúdos abordados em sala de aula. Nesse sentido, as aprendizagens realizadas nesta perspetiva vão ter maior significado e simbolismo para a criança.
Até à próxima notícia…