Apesar de a primavera andar um pouco “envergonhada”, no Berçário da Formiguinha, temos estado a realizar a decoração alusiva a esta estação do ano, o que a tem tornado mais colorida.
Os bebés têm pintado lindas e coloridas folhas de papel que se transformaram em flores, que alegram a sua sala.
Os bebés fizeram uma experiência sensorial com água e flores de diversas formas e cores e ficaram encantados. Tocar na água, sentir a textura das flores, ver como boiam na água, como ficam lindas molhadas.
Ouviram o som de passarinhos com um passarinho de barro especial… não é que reproduz mesmo o som dos pássaros? Foi mesmo mágico.
Ouviram-se canções de primavera em conjunto com adereços que relembram a época: flores, pássaros, ninhos.
“Visitaram-nos” também caracóis e bichinhos de contas que encontrámos no recreio. Os nossos bebés estiveram muito atentos na observação destes animais.
É assim que a primavera entra na vida dos mais pequenos, através da promoção de experiências sensoriais, do sentir o sol e a liberdade do ar livre, do sentir elementos da natureza. Cabe-nos a nós, educadores, fazermos com que essas experiências lhes cheguem o mais mágicas possíveis.
Momentos de muitas cócegas, mimos, diversão, descobertas e exploração de diversas cores: foi tudo o que pudemos reter com a nossa decoração primaveril.
Desejamos a todos uma primavera muito florida e colorida.