Noticia do 4ºano

18/12/2018

Aos alunos do 4.º ano, na disciplina de inglês, foi pedido que elaborassem projetos em grupo sobre o tema “schools around the world”, o que implicou como ponto de partida a escolha, por cada grupo, do país cuja escola quisessem conhecer.

Os alunos fizeram escolhas interessantes: eles quiseram saber sobre os horários e disciplinas que as escolas na Coreia do Sul, China e Brasil ofereciam aos meninos da mesma idade que eles.

Fizeram as suas pesquisas em casa, com a ajuda dos pais e trouxeram muita informação relevante sobre as escolas e muitas imagens elucidativas para a sala de aula. Em seguida, os alunos selecionaram e organizaram a informação e elaboraram os posters para apresentarem os seus trabalhos. Todos os posters contêm informações enriquecedoras.

Finalmente, os alunos passaram à parte mais desafiante do trabalho: a apresentação oral em inglês! Depois de em cada grupo dividirem as partes do texto que cada elemento iria apresentar, cada aluno teve que se preparar muito bem para a apresentação. Foi pedido a cada aluno que fosse capaz de apresentar a sua parte sem recurso à leitura. Vários alunos fizeram-no na perfeição, como se fossem apresentadores de televisão!

O que aprendemos? Pois, os posters estão expostos na nossa escola, mas deixamos aqui algumas curiosidades que certamente nos farão perguntar a nós próprios se não queremos aprender algumas coisas com outras escolas espalhadas pelo mundo. Por exemplo, os alunos na Coreia do Sul limpam a escola antes de saírem. Já os alunos na China fazem exercícios oculares num dos intervalos para prevenir a miopia, e no fim-de-semana participam nas olimpíadas da matemática de inglês. Será que estas estratégias não nos trariam benefícios? Food for though!

Por outro lado, há aspetos que unem países tão distantes: tal como no nosso país, é no 3.º ano que os alunos começam a aprender inglês, na Coreia do Sul. Também, a duração mínima do ano letivo é semelhante no Brasil e em Portugal: 200 dias no Brasil e 180 no nosso país. Quanto à duração da carga horária diária, também não há grandes diferenças entre as escolas pesquisadas.

Foi bom sabermos um pouco sobre outras escolas, noutros países. Temos, contudo, a certeza que também as escolas espalhadas pelo mundo gostariam de aprender algumas coisas connosco. Nós aprendemos a jogar xadrez o que nos ajuda a ser mais concentrados, e a fazer teatro, o que nos ajuda a exprimirmo-nos melhor.

A nossa escola  é pequena, situada num lugar encantador, as paredes da nossa sala são de madeira, o que faz a nossa sala parecer uma linda e confortável casa. Mas o mais importante é que aqui todos os alunos são amigos e juntos gostam de aprender e de brincar.

Boas Festas para todos vós!

 

Notícias

Comments are closed.