Sendo a solidariedade um dos princípios básicos da democracia, é necessária a cooperação entre todos. No âmbito escolar refere-se aos alunos e demais membros da escola, em que se desperta o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira a que cada um se sinta bem em apoiar o outro.
Iniciámos o mês de dezembro contribuindo com a participação da turma do terceiro ano no Banco Alimentar Junior, foi uma tarde de domingo muito importante para os alunos demonstrando interajuda e dedicação na distribuição dos produtos recolhidos nos hipermercados.
A importância da partilha deve ser explicada às crianças desde cedo, como valor a seguir durante toda a sua vida social.
Nesta época em que o espírito natalício está mais presente é uma ótima altura para incentivar a partilha e ensinar as crianças a partilhar, através da doação de brinquedos e roupas a diversas associações.
O projeto Anjinhos de Natal teve início em Portugal pelas mãos do Major Tomás de Sá. Deste 1998 que o Exército de Salvação através de várias entidades (empresas e particulares) angaria presentes de Natal para entregar a famílias carenciadas, tendo como objetivo proporcionar aos pais (das famílias carenciadas) a possibilidade de, no Natal, poderem oferecer um presente aos seus filhos sem que estes percebam que o receberam através de uma instituição. O projeto “Anjinhos de Natal” tem um impacto real na vida de várias pessoas e este ano foram 3 os nossos Anjinhos adotados oferecendo-lhes roupa e brinquedos com a iniciativa do Mercado da Formiguinha. A turma do terceiro voltou a marcar a sua presença com uma banca recheada de livros e brinquedos doados na totalidade, que fizeram outras crianças felizes.
A nossa Festa de Natal também foi um enorme sucesso e desta vez envolvemos toda a comunidade escolar do nosso colégio na iniciativa Make-A-Wish, e juntos, realizámos desejos que ajudam a transformar a vida de crianças e jovens que sofrem de doenças graves. A Make-A-Wish tem por missão a realização de desejos a crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança.
Levamos este projeto de solidariedade muito a sério, porque nos faz sentir a verdadeira importância de partilharmos com os outros a bondade e vontade de fazermos alguém feliz!
Boas Festas