Sala do 4ºano

28/05/2019

Durante alguns dias estivemos a estudar as atividades económicas do nosso país que se organizam em três setores (primário, secundário e terciário) e ficamos a conhecer um pouco da economia de Portugal que é bastante diversificada.

Os principais produtos agrícolas de Portugal são os cereais (trigo, cevada, milho e arroz), as batatas, as uvas (para produção de vinho), as azeitonas e os tomates.

Mais de um terço do território nacional está coberto por florestas. A maior parte das áreas montanhosas presta-se à silvicultura e à produção de produtos como a cortiça, as resinas e as madeiras de pinho e eucalipto.

A extensa faixa costeira de Portugal e a abundância de peixe nas nossas águas têm permitido o desenvolvimento da indústria pesqueira.

A energia em Portugal é atualmente um setor em expansão, principalmente ao nível da produção de eletricidade e, as fontes renováveis, representam um papel importante.

O setor terciário foi o que mais expansão teve desde os anos sessenta. Salienta-se o turismo que é um dos grandes setores que faz crescer a economia portuguesa. O número de estradas também aumentou imenso, tendo o nosso país uma moderna rede de autoestradas.

As atividades económicas ligadas à exploração de recursos naturais (pecuária, silvicultura e agricultura) foram aquelas que serviram de base à execução de alguns trabalhos de grupo. Também levamos para a aula alguns produtos da indústria alimentar, da têxtil e objetos de cortiça e com eles fizemos uma apresentação à turma referindo o seu conteúdo, a sua origem, a sua composição, a utilização e a validade.

Realizando estes trabalhos ficámos com uma ideia daquilo que o país tem para oferecer e é capaz de fazer nas diferentes atividades.

dav

Notícias

Comments are closed.