Olá a todos,
Este mês vamos falar do brincar ao faz de conta…
A infância tem uma característica muito forte que é marcada pelo brincar.
Especialmente pelo jogo simbólico, que a criança pode reviver situações quotidianas possibilitando a compreensão e a reorganização das suas estruturas mentais. Assim, o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário e apesar de predominar a fantasia a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade.
As brincadeiras de faz-de-conta exercem a função de máxima importância no que diz respeito à educação infantil, permitindo promover à criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita a sua imaginação, a capacidade de planear e de fantasiar situações lúdicas.
As crianças começam a brincar ao faz de conta desde muito cedo. Por volta dos 2 anos de idade, as crianças iniciam o seu contacto com esta experiência caracterizado pelo aparecimento da linguagem e da representação, sendo considerado como um dos grandes pilares da infância. É a partir desta idade que passam a dar mais importância aos seus pares. Este tipo de brincadeira em grupo implica existir negociação entre as crianças, ou seja, saber brincar com os outros, brincar sobre a mesma temática, acordar papéis e ações entre eles.
O Carnaval na Formiguinha, foi mágico e divertido, também neste dia encarnamos diferentes personagens…
Assistimos ao teatro do Capuchinho Vermelho representado pela equipa da creche.
No mês de fevereiro estão de parabéns o Duarte Mendes, a Inês Branco e a Lúcia.
Até à próxima notícia…