Olá a todos!
Somos os meninos da sala azul e já conhecemos as rotinas da escola e estamos cada vez mais autónomos no nosso dia a dia: na alimentação, na higiene e nas atividades.
Nos primeiros anos de vida, as crianças dependem dos adultos para se poder desenvolver e viver, mas essa dependência vai diminuindo ao longo do tempo, sendo que os primeiros sinais de autonomia são através da locomoção e da comunicação.
O desenvolvimento da autonomia das crianças em idade pré-escolar e o contributo das rotinas diárias. A rotina diária consiste numa sequência de tarefas e/ou acontecimentos diários contextualizados nas aprendizagens das crianças e que ajudam as crianças a serem mais autónomas. Ao saberem o que se irá passar e que são competentes nas tarefas que se avizinham, ganham confiança e constroem assim a sua autonomia e independência.
Ambrósio (1999, p.2) defende que “a autonomia na criança é compreendida como um processo e uma conquista que se inicia na infância precoce e que se desenrola ao longo da sua vida”. É assim necessário proporcionar o desenvolvimento da autonomia das crianças através das pequenas tarefas do seu dia-a-dia, ajudando a estruturar e organizar o seu pensamento.
Ao ganhar a sua própria autonomia a criança torna-se cada vez mais independente a nível do vestir/despir, na capacidade de controlo sobre a sua higiene pessoal, na alimentação, utilizando adequadamente os talheres, no uso dos materiais em sala de aula (lápis, tinta, pinceis, tesouras, jogos entre outros). Com este desenvolvimento a criança vai aprendendo a tomar decisões e a fazer as suas próprias escolhas. Segundo Ferland (2006), numa primeira fase, a criança imita os adultos que estão ao redor dela e, com o decorrer do tempo, acaba por conseguir realizar as tarefas sozinha.
Beijinhos e até à próxima notícia…