Sala Laranja

12/01/2021

Dezembro… foi mês de magia!

Muitas foram as tradições de Natal que ficaram por cumprir neste ano atípico. Ainda que diferente, o mais importante foi cumprido: o ensinar as crianças a ver o mundo de forma a que expressem sempre o seu melhor! A solidariedade manteve-se na nossa formiguinha com a participação na “make a wish” e no banco alimentar e na recolha de brinquedos para entrega em instituições de solidariedade.

Falar de solidariedade em relação às crianças é relativamente fácil, uma vez serem elas, na sua maioria, guiadas pelo coração e levadas pelas emoções. Puras nas suas intenções e cada vez mais conscientes do seu papel social. É este o papel que o adulto deverá desempenhar: dar o exemplo de solidariedade, incutir-lhes este espírito e fazê-las sentirem-se felizes por serem solidárias.

Somos várias vezes surpreendidos por frases e palavras proferidas pelos mais novos, que nos demonstram plena consciência sobre os mais diversos problemas e com a sua empatia pelo sofrimento alheio e uma grande disponibilidade em ser solidário.

É assim importante que as crianças conheçam outras realidades para além da sua e sejam orientadas para poderem compreender as desigualdades que existem entre as pessoas.

Ensinemos as crianças a valorizar. A valorizar a família, a saúde, o amor dos pais, a sua casa, os brinquedos, a roupa…. Mostremos-lhes que justamente por terem tudo isso poderão compartilhar um pouco com quem tem menos.

Ajudemos os pequenos a seguir este caminho solidário.

Um ótimo Ano Novo para todos, cheio de saúde e paz!

Beijinhos!

Notícias

Comments are closed.