Março…
Mês em que o sol espreita mais vezes, em que os dias se tornam mais alegres e voltámos para a nossa escola! Que bom que foi! Foi maravilhoso! Que saudades tínhamos do nosso colégio, dos nossos amigos “pequenos e graúdos”.
Foi com a chegada da primavera que contei a história “A lagartinha muito comilona” de Eric Carle. É uma história conhecida das crianças do grupo e que todos adoram.
Mas… desta vez passou-se algo muito interessante e especial, algo que me orgulhou imenso.
Foram muitas as questões pertinentes e curiosas sobre os bichinhos da seda (sobre a lagartinha que tanto comia): “Quanto tempo os bichinhos estão dentro da casinha (Casulo)?”, “Como é que sai de lá uma borboleta?”, “Os bichinhos gostam de comer comida dos humanos?”… Surgiram ainda sugestões de realização de um teatro, apareceram desenhos espontâneos alusivos à história: lindas lagartas grandes e pequenas, gorduchas e magrinhas, casulos, borboletas…
Tivemos oportunidade de ver e tocar nos bichinhos da seda, ver como se movimentavam e como comiam as folhas de amoreira.
No fundo foi o grupo de crianças que promoveu e fez nascer este projeto e o interesse foi tal que se desenvolveu um trabalho escolhido por elas, respeitando os seus interesses e desenvolvendo um trabalho de grupo em que todos se respeitaram.
A voz das crianças no planeamento de uma atividade é de extrema importância. Percebemos o que lhes interessa verdadeiramente saber e perceber.
A planificação não se pretende rígida, as atividades vão surgindo naturalmente. Deve-se dar uma grande liberdade à criança para criar, fazer e simultaneamente respeitando a individualidade de cada uma.
Promover o bem-estar emocional, que transporta para a auto-estima, a confiança e a felicidade de estar na escola.
Darei novidades durante o mês de abril sobre este maravilhoso projeto. Curiosos?
Em março fizeram anos a diretora Joana, a Educadora Rita e o Manuel comemorou o seu quinto aniversário. PARABÉNS!!!