O mês de novembro foi marcado por uma tradição portuguesa: o Pão por Deus.
No dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus de porta em porta.
Este hábito ganhou força um ano depois do grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital e que aconteceu justamente no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos.
Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados.
Em 1756, as pessoas percorreram assim as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.
Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos.
Esta tradição de partilha nesta data manteve-se ao longo do tempo, até aos dias de hoje.
No colégio as crianças conheceram esta história e levaram um saquinho para casa, para poderem manter esta tradição. Este ano o saquinho ia enriquecido com uma receita de broas dos santos.
Apesar dos tempos que correm, que exigem distanciamento social, não se poderão perder estas tradições. Deste modo, os meninos pediram aos pais, avós, amigos, primos:
“Pão por Deus,
Pão por Deus,
Bolinho no saco,
vá com Deus”.
Até à próxima notícia.