Olá Meninos, olá Pais!
Não se pode falar em Natal sem falarmos de família, de decorações natalícias, de presentes… Apesar das diversas situações menos boas vividas no nosso país, e noutros países, que se encontram em conflito ou em extrema pobreza, quando chega o Natal, valores como a generosidade, a solidariedade e a paz, evidenciam-se em todos nós. Chamamos a isso o espírito de Natal, uma festa que nos permite renascer e querer estar mais com a família e com os amigos.
O espírito de Natal faz com que nos sintamos mais próximos uns dos outros. E, que melhor maneira de o fazer, do que reunir a família para celebrar o nascimento do Menino Jesus.
Na Sala Laranja foi evidenciado o nascimento do Menino Jesus. Claro que dialogámos sobre o Pai Natal e as suas renas, sobre prendas, sobre as decorações. Mas o que esteve mesmo presente e enaltecido foi o nascimento do Menino, filho de Maria e José.
Foi assim que surgiu a nossa festa de Natal. Para além de percebermos qual o verdadeiro sentido do Natal, trabalhámos a linguagem, a memorização e aprendemos novo vocabulário. E, assim, surgiram as nossas quadras de Natal, que partilhámos com a família e com os nossos colegas das outras salas. Toda esta partilha, realizada via digital dado os tempos que correm, foi feita com todo o carinho, amor e emoção habitual. A câmara ainda nos intimida um pouco, os ensaios saem sempre melhor! Mas o que realmente interessa é a partilha, a forma como partilhamos e o gosto em partilhar. Afinal Natal é partilha! É o nascimento de um Menino que nos ensina a ser generosos, benevolentes e a fazer o bem.
Foi mesmo isto que fizemos! Partilhámos presentes com os meninos que não recebem presentes, doámos comida a instituições que a fazem chegar aos mais necessitados e vendemos estrelas da “Make a Wish”, para podermos realizar sonhos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e de esperança.
Ouvimos uma história que adorámos e que tem ilustrações fantásticas e cativantes: “Nasceu o Menino Jesus” de Dick Bruna.
No mês de dezembro a Maria Francisca e o Guilherme fizeram anos. Muitos Parabéns!
Votos de um Feliz Ano Novo e que a generosidade enaltecida no Natal nos acompanhe durante todo o ano que aí vem!