Olá a todos e bem-vindos à nossa página das “Notícias”!
Para este mês escolhemos falar de um tema também importante e que por vezes suscita algumas dúvidas e interrogações aos Pais. Trata-se do DESFRALDE. Mais uma “conquista/aquisição” desta faixa etária, em que os vossos filhos se encontram. Tudo a seu tempo… pois, cada criança tem o seu ritmo… leva o seu tempo… e o desfralde é um processo individual.
“Será que o meu filho está preparado? “Qual a melhor altura para tirar?”, “A minha filha já tem idade para tirar, mas quando pede, já fez na fralda……” São questões que todos nós colocamos…
São várias as interpretações, as opiniões de especialistas, Pediatras e Técnicos desta área da Educação, acerca do timing certo para retirar as fraldas, quer diurnas, quer noturnas. Na minha opinião, o timing certo acontece, quando a criança começa a manifestar interesse por ir à sanita/redutor, começa a dar-nos sinais de que tem xixi, ou cocó, acorda com a fralda seca, já se sente incomodada e verbaliza… O que quer dizer também, que a criança começa a estar física e psicologicamente pronta e possuiu maturidade suficiente para perceber esta dinâmica do Controle dos Esfíncteres.
O desfralde é um desafio para as crianças, mas também para os pais. Deve ser feito com orientação quer da Educadora e Auxiliar, quer dos pais e claro… da própria criança! Quanto mais preparada ela estiver, mais rápido e eficaz será o processo.
Devemos estar todos envolvidos nesta nova ETAPA de aprendizagem e crescimento dos vossos filhos.
É importante que entendam que pode haver “descuidos” durante esse tempo, mas com uma boa “dose” de paciência, para dedicarmos atenção à tarefa, todos os dias e durante alguns meses, certamente vamos TODOS conseguir!
Ajudar, elogiar e incentivar, para ter mais sucesso!!!
Beijinhos e até ao próximo mês!