Sala Verde

04/03/2022

As primeiras abordagens à escrita…

No mês de fevereiro, a sala verde dedicou grande parte do tempo a dialogar sobre a importância de saber escrever e ler. Aprendemos que existem vogais e brincámos com as mesmas. Brincámos com sons, com letras, separámos letras de números. “Cosemos” a inicial do nosso nome, fizemos rimas com os nomes. Encontrámos vogais em revistas e recortámos as letras, pintámos as vogais com aguarela. Foram registados os diálogos mais importantes que tivemos, pois tudo o que dizemos é importante e é fundamental registar, perceber que está escrito o que falámos e que em breve iremos saber ler e escrever. Brincámos aos professores, escreveram-se letras e ilustrações para os colegas copiarem.

Na sociedade atual é considerada vantajosa uma pequena abordagem à escrita no ensino pré-escolar. Esta abordagem deverá ser sempre mediada por um adulto e fazer dela o mais lúdica possível, sendo esta valiosa para o desenvolvimento da literacia emergente. O gosto pela leitura e escrita é realizada quase de forma “transparente” no jardim de infância. Incute-se o gosto por livros desde a creche, dizemos que estamos a ler. Mais tarde referimos que são letras e palavras que nos ajudam a ler e a escrever.

Considerando as crianças como seres ativos na construção do seu conhecimento, cabe ao/à Educador/a proporcionar interações contextualizadas e de cariz utilitário, para que, de forma informal, as crianças explorem
e desenvolvam conceções sobre a utilidade da linguagem e da escrita.

Estamos com o “bichinho” da escrita e leitura incutido em nós. Que bom!

No mês de fevereiro fizeram anos o Gabriel e o Tomás. Muitos parabéns!

 

 

Notícias

Comments are closed.