De volta às nossas notícias e às aprendizagens na sala azul!
Estimular a criança a desenhar desde pequena, é importante para ajudá-la a expressar-se. O desenho também é uma maneira de perceber como está o desenvolvimento das crianças, nas diferentes etapas da infância.
Cada criança é única, e todas se desenvolvem ao seu ritmo. No dia a dia na escola o desenho é uma ferramenta lúdica importante que, juntamente com outras estratégias, contribui para o acompanhamento do desenvolvimento infantil.
Com o passar do tempo e com estímulos oferecidos às crianças, o desenho evolui, passa a ter formas mais precisas, até que por fim apresenta figuras mais nítidas e bem definidas.
O desenho é visto como um meio de desenvolvimento da motricidade, pois para desenhar, a criança tem de ter o domínio sobre a sua motricidade. É importante referir que a motricidade engloba dois tipos: a motricidade global e a motricidade fina e ambas estão presentes na realização do desenho. Segundo algumas pessoas entendidas no assunto… o desenvolvimento motor global é percetível na maneira como fazemos movimentos utilizando todo o corpo, este é o mais fácil de reconhecer e, por isso, é geralmente o mais associado ao desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento motor fino é definido pelos movimentos dos membros superiores. Isto é, na forma como se usam os braços, as mãos e os dedos. É este tipo de motricidade que proporciona a manipulação de objetos, como canetas, lápis, pincéis, tesouras entre muitos outros objetos. Neste sentido, a motricidade fina é importante para a interação da criança com o meio que a rodeia, manipulando objetos que utiliza nas suas atividades diárias, como comer e beber, lavar os dentes, pentear-se, entre outras rotinas…
Assim… o desenvolvimento da motricidade fina está em constante interação com o desenvolvimento da motricidade global.
Os nossos meninos estão cada vez mais crescidos. Já fazem desenhos para além da figura humana, flores, frutos…
Até breve.