A infância é a fase mais importante para o desenvolvimento humano, já que é nela que se iniciam as grandes descobertas através da exploração de espaços e formas de interação. Por isso, o desporto pode ser considerado um grande aliado para o crescimento saudável das crianças.
Neste contexto de aprendizagem intensa, a prática de atividades físicas é uma excelente oportunidade de formação não apenas física e cognitiva. Esta serve também para promover um estilo de vida mais equilibrado e saudável.
Os principais benefícios do desporto para as crianças, e porque deve incentivá-las nesta prática.
- Hábitos saudáveis: Sendo a infância a fase da vida mais importante para se estabelecerem hábitos é muito importante reforçar aqueles que são positivos, como a prática de exercício. De modo geral, adultos ativos praticaram alguma atividade desportiva na infância, estabelecendo nessa fase uma relação afetiva com as atividades físicas.
- Desenvolvimento da coordenação motora: Para que sejam capazes de se desenvolver de forma plena, as crianças precisam adquirir prática numa série de habilidades fundamentais, tais como correr, chutar e lançar… A prática de desporto favorece o desenvolvimento da coordenação, uma vez que as crianças aprendem a executar esses e outros movimentos de forma repetida e natural.
- Desenvolvimento cognitivo: As crianças que são mais ativas fisicamente têm o raciocínio estimulado, o que resulta num melhor desenvolvimento cognitivo. Durante um jogo, as crianças precisam tomar decisões rápidas e fazer várias atividades e movimentos ao mesmo tempo.
- Estimula a convivência em grupo: O desporto é um importante fator de integração social na infância. Através dele, as crianças melhoram a autoestima, aprendem a conviver em grupo e também desenvolvem habilidades de liderança. Durante a prática de atividades coletivas, as crianças vivem momentos em que precisam ultrapassar a timidez e tomar uma posição em frente ao grupo. Tudo isto é benéfico para o desenvolvimento da sua personalidade.
- Combate a obesidade infantil: A obesidade infantil é um problema cada vez mais grave, e está associada a uma má alimentação e rotinas sedentárias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que crianças e adolescentes façam pelo menos uma hora de exercício por dia. Contudo apenas uma pequena parcela segue essa recomendação.Portanto, incentivar a prática de desporto é investir em saúde no futuro.
- Ensina disciplina: Um dos requisitos essenciais em qualquer modalidade de desporto é aprender a lidar com regras e respeitá-las. Se a modalidade for coletiva, as crianças também terão de conviver com a hierarquia, nas figuras de treinador e do capitão de equipa, por exemplo. Aprender o significado de respeito e disciplina é também uma forma de incorporar valores éticos e morais fundamentais para uma boa convivência.
Praticar desporto só traz benefícios às crianças, que se desenvolvem de maneira mais saudável tanto em aspetos físicos quanto mentais.
A melhor forma de estimular os mais novos é dando o exemplo. Inclua este hábito na sua rotina, e perceba a melhoria do bem-estar familiar.
Em outubro setembro o Tomás, a Diana e a Alice Francisca estão de PARABÉNS!!!
Até novembro onde há mais para contar.
Notícias