Uma das formas de se diversificar e estimular o desenvolvimento das crianças no processo de aprendizagem são as atividades de culinária.
Cozinhar é uma atividade que proporciona o aperfeiçoamento de diversas competências simultaneamente. As crianças desta faixa etária observam as várias transformações dos alimentos no processo de confeção, estimulam a linguagem, desenvolvem-se ao nível da motricidade fina, estimulam a criatividade.
Esta é uma atividade bastante divertida e simultaneamente acolhedora.
Desde o início do presente ano letivo, realizaram-se algumas atividades de culinária: salada de frutas com frutos do outono, bolo de castanha, bolo rei e pão de ló.
Cozinhar oferece às crianças amplas oportunidades para desenvolver a coordenação. Despejar ingredientes para a tigela, amassar a massa, mexer a massa com uma colher, espremer laranjas e limões, são apenas alguns dos exemplos de como a culinária promove a consciência do seu próprio corpo e de como trabalha a motricidade fina.
Cozinhar oferece a oportunidade de aprender a identificar os alimentos, aumentando assim o vocabulário da criança.
É uma atividade muitas das vezes visualizadas em casa, sendo uma prática do dia a dia na família, tornando a culinária na escola, algo que identificam como realizado em casa, tornando-se uma atividade aliciante.
Certamente mais oportunidades de culinária irão surgir durante o presente ano letivo. E que bom que vai ser!
“(…) Cozinhar é lúdico.
É brincar com a
vida real!”
(Kovesi & Martinoli, 2011, p. 12).