Entrevista -Dra.Eduarda Alves

16/03/2011

A nossa entrevistadora  foi a Dra.Eduarda Alves especialista em nutrição e diatética,

1 – Onde trabalha?
Sou directora da Clínica dos Alimentos. Trabalhei quinze anos no Hospital Francisco Xavier. Também escrevo livros de nutrição, tendo já publicado um de nutrição infantil. Colaboro como consultora na área de nutrição com várias revistas e jornais, nomeadamente a revista “Saber Viver”, “Nova Gente”, “Ana” e outras. Escrevo regularmente numa revista de Sintra, de distribuição gratuita chamada Magnífica, Já participei em programas de rádio e de televisão nomeadamente nas Tardes da Júlia e no Você na TV.
2 – Gosta da sua profissão?
Adoro a minha profissão, Sou dietista de alma, foi por escolha e desde pequenina sentia que era este o caminho que queria seguir. Dietista é uma profissão de presente e de futuro pois cada vez mais precisamos de comer de forma saudável e de dietas adaptadas às várias fases da vida e às várias doenças que vão surgindo ao longo da vida.
3 – Explique-nos melhor, por favor, o que faz uma dietista.
Ensina a comer de forma saudável e ajuda a prevenir e a tratar as várias doenças (como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças gastrointestinais, doenças oncológicas, insuficiência renal, alterações do comportamento alimentar, …) através de dietas específicas, desde o nascimento até ao fim da vida. Na área de nutrição clínica, exerce a sua actividade em vários organismos como por exemplo em Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde e Lares de Idosos.
4- O que nos sugere para termos uma alimentação saudável?
Devem fazer uma alimentação variada, equilibrada e de acordo com as vossas necessidades nutricionais. Lembrem-se sempre que “somos o que comemos”, e se adoptarem hábitos alimentares saudáveis, desde cedo, conseguirão evitar uma grande parte das doenças crónicas não transmissíveis. Serão muito mais saudáveis e viverão com muito mais qualidade de vida.
5 – Quais os problemas mais complicados que surgem no seu trabalho?
Não diria problemas mais complicados, mas talvez problemas que surgem cada vez mais precocemente, e com uma maior prevalência. Posso ver que há problemas que começam mais cedo como a obesidade, diabetes 2, hipercolesterolémia, hipertensão arterial e as alterações do comportamento alimentar. A principal causa é a vasta oferta e a publicidade exagerada em relação a alimentos nocivos e ricos em açúcares e gorduras em detrimento de outros mais saudáveis. A oferta de brindes em certos alimentos, levam a que as crianças acabem por se fidelizar em relação a eles.
Uma vez consumidores, consumidores para sempre, sendo mais difícil mudar esses hábitos para sempre. De uma maneira geral a população portuguesa está cada vez mais interessada em adquirir hábitos cada vez mais saudáveis. Isso está a acontecer com as crianças que estão mais atentas e sensibilizadas para estas temáticas transmitindo-as aos pais e assim criando uma geração futura mais saudável.
6 – Já alguma vez participou numa actividade como esta? Pensa que é importante?
Já participei. É cada vez mais frequente convidarem-me para falar nos colégios e nas escolas e isso mostra que há uma maior sensibilização, responsabilização e um papel cada vez mais activo, responsável por parte das escolas, o que é fundamental para transmitir esta mensagem a toda a sociedade. É muito bom e não acontecia há muitos anos atrás. É muito importante. É bom ter professores motivados e interessados por estas temáticas.

Notícias

Comments are closed.